1. O Cartão do Adepto é exclusivo para Claques/GOA’s?
    O Cartão do Adepto não está dependente da filiação dos adeptos em GOAs ou não. A obrigatoriedade de um adepto ser portador do Cartão existe em função do sítio para onde tem título de ingresso (incluindo bilhetes de época).
  2. Como hei de saber se o sector para onde costumo ir é uma zona que exige que eu seja portador de cartão?
    Estas zonas, foram criadas para serem as zonas onde é permitida a utilização de megafones e outros instrumentos produtores de ruídos, por percussão mecânica e de sopro, desde que não amplificados com auxílio de fonte de energia externa, bem como de bandeiras, faixas, tarjas e outros acessórios, de qualquer natureza e espécie, de dimensão superior a 1 m por 1 m, passíveis de serem utilizados em coreografias de apoio aos clubes e sociedades desportivas.
    São definidas pelos promotores, e comunicadas por este à Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto – APCVD, às forças de segurança e ao organizador da competição, para efeitos de aprovação conjunta por parte destas entidades.
    Deverá, a nosso ver, ser comunicada pelos Promotores aos seus sócios e adeptos, logo após esta aprovação. Ou seja, à partida, elas serão conotadas como as zonas geralmente destinadas às claques, em virtude da possibilidade do uso de material de “tifo”, mas não há menção na lei que assim seja, em exclusivo.
  3. E para os jogos fora? É preciso cartão para aceder às bancadas destinadas a visitantes?
    Dependerá do promotor do clube visitado e como é que este definiu estas zonas. Ou seja, se o promotor apenas tiver definido duas zonas destas – uma para visitantes e outra para adeptos da casa, e se o sector para onde queremos ir, nesse jogo fora, é para levar uma bandeira ou um megafone, temos de ter cartão. De outro modo, teremos de adquirir um título de ingresso para ir para outro local do estádio – provavelmente sentados ao lado dos adeptos da casa e sem bandeiras, tambores e megafones.
    Pipocas para todos.
  4. Quando entra em vigor a obrigatoriedade do Cartão?
    Está previsto que entre em vigor na próxima época. Contudo, a verdade é que estamos numa altura em que ninguém sabe tão pouco em que termos se vai processar a próxima época desportiva: com ou sem adeptos, e a haver adeptos nos estádios, quais os critérios de atribuição de bilhetes.
    A APDA aconselha a todos que entrem em contacto com os clubes que apoiam, de forma a suscitar junto destes, as questões que entendam pertinentes, acerca deste assunto. Adeptos informados são adeptos conscientes dos seus direitos!

A presente informação é de carácter genérico e não dispensa a apreciação e emissão de um parecer casuístico, mediante o caso em concreto e pode ser rectificada através do devido parecer das Autoridades Competentes.