Para prossecução dos interesses dos nossos associados, a APDA pugna pela existência de uma participação activa dos adeptos na vida das modalidades desportivas, das quais são o substracto humano.
Através da criação de grupos de trabalho, promoverá a Associação pela análise e defesa do Adepto em todas as questões que nos sejam remetidas, e que sejam por nós detectadas.
Por outro lado, assumiremos também o papel informador e formador dos direitos e deveres dos adeptos, através de conferências, workshops, emissão de fanzines e newsletters informativas.
E deste modo, representando esta plataforma os interesses dos adeptos, será também seu objectivo assumir essa representação perante organizações e instituições nacionais e internacionais.
Finalmente, e para que o adepto volte a ser um dos actores principais do palco desportivo, irá a APDA promover acordos com entidades que se revejam nos seus fins, para que possam proporcionar aos nossos associados melhores condições e vantagens no uso de serviços que fazem parte do quotidiano do adepto.